DO GÊNERO EPOPEIA À PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM TRABALHO DE RETEXTUALIZAÇÃO
FROM THE EPIC GENRE TO THE PRODUCTION OF A FILM SCRIPT: A RETEXTUALIZATION WORK IN THE SIXTH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.91704Palavras-chave:
Gênero textual. Letramento. Retextualização.Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal apresentar uma pesquisa bibliográfica propositiva realizada no âmbito do PROFLETRAS que tem como objeto o ensino do gênero epopeia, pautado em dois documentos oficiais: a Matriz de Conteúdos Prioritários do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação do Município de Nova Iguaçu, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destinada a alunos do sexto ano de escolaridade, apresenta uma sequência de atividades – leitura da epopeia Odisseia (2023), tanto no formato clássico, quanto na sua retextualização em outros gêneros, tendo como proposta final a produção de um texto do gênero roteiro de filme para a consecução de um vídeo com a técnica stop-motion. O objetivo principal da pesquisa, portanto, é trabalhar com o gênero literário epopeia, retextualizando-o em outros gêneros, como a HQ e o roteiro de filme ampliando, assim, o letramento literário do aluno, fundamentando-se teoricamente nos estudos de Marcuschi (2010), Dell’Issola (2007), Cosson (2021), Solé (2014), entre outros teóricos.
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