PROFLETRAS: UNIVERSITIES, TEACHERS AND STUDENTS IN NETWORKS BUILDING KNOWLEDGE FROM CLASSROOM TO CLASSROOM
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.87411Keywords:
PROFLETRASAbstract
O Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – é resultado de um conjunto de iniciativas de políticas públicas para enfrentamento das adversidades na educação básica da rede pública brasileira, entre as quais se situa também o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica. Nascido para atender professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental e estendido hoje aos docentes da área que atuam no ensino médio, além de egressos do curso de Pedagogia, o Programa atua em quarenta e duas universidades públicas, nas cinco regiões e totaliza quarenta e nove unidades, uma vez que quatro instituições abrigam mais de uma unidade.
Neste sentido, os trabalhos que se apresentam procuram dar visibilidade aos feitos no e do PROFLETRAS e, deste modo, quem sabe, servir também de inspiração para práticas pedagógicas futuras. A esperança freiriana, aquela que vem do verbo esperançar; aquela que vem não da espera passiva, mas do trabalho que planta incansavelmente no agora as sementes do amanhã; é este esperar ansioso e cioso de dias melhores para a Educação brasileira, desde seu primeiro ciclo até a formação de profissionais já ativos, que nos move e é, a partir dela, que queremos inspirar-ação.
References
BRASIL. Lei nº 9.394 de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1996.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 10 jan. 2003
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).