PROFLETRAS: UNIVERSITIES, TEACHERS AND STUDENTS IN NETWORKS BUILDING KNOWLEDGE FROM CLASSROOM TO CLASSROOM

Authors

  • Victoria Wilson da Costa Coelho
  • Carolina Scali Abritta
  • Ana Crélia Penha Dias

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.87411

Keywords:

PROFLETRAS

Abstract

O Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – é resultado de um conjunto de iniciativas de políticas públicas para enfrentamento das adversidades na educação básica da rede pública brasileira, entre as quais se situa também o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica. Nascido para atender professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental e estendido hoje aos docentes da área que atuam no ensino médio, além de egressos do curso de Pedagogia, o Programa atua em quarenta e duas universidades públicas, nas cinco regiões e totaliza quarenta e nove unidades, uma vez que quatro instituições abrigam mais de uma unidade.

Neste sentido, os trabalhos que se apresentam procuram dar visibilidade aos feitos no e do PROFLETRAS e, deste modo, quem sabe, servir também de inspiração para práticas pedagógicas futuras. A esperança freiriana, aquela que vem do verbo esperançar; aquela que vem não da espera passiva, mas do trabalho que planta incansavelmente no agora as sementes do amanhã; é este esperar ansioso e cioso de dias melhores para a Educação brasileira, desde seu primeiro ciclo até a formação de profissionais já ativos, que nos move e é, a partir dela, que queremos inspirar-ação.

References

BRASIL. Lei nº 9.394 de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1996.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 10 jan. 2003

Published

2024-09-24

How to Cite

Wilson da Costa Coelho, V., Scali Abritta, C., & Penha Dias, A. C. (2024). PROFLETRAS: UNIVERSITIES, TEACHERS AND STUDENTS IN NETWORKS BUILDING KNOWLEDGE FROM CLASSROOM TO CLASSROOM. Pensares Em Revista, (31), 1–7. https://doi.org/10.12957/pr.2024.87411