LETRAMENTO RACIAL E O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: ESTADO DO CONHECIMENTO / RACIAL LITERACY AND THE TEACHING OF FOREIGN LANGUAGES: STATE OF KNOWLEDGE
state of knowledge
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.86167Palabras clave:
Letramento, Inglês, Espanhol, Formação, Étnico-racialResumen
O letramento pode ser categorizado em várias formas, cada uma enfatizando diferentes aspectos da comunicação escrita e sua aplicação na sociedade. A evolução do letramento está intrinsecamente relacionada com o avanço da sociedade e da tecnologia. O letramento se configura como um conjunto de habilidades essenciais para a participação plena na sociedade contemporânea, capacitando as pessoas a se comunicarem de forma eficaz, a acessarem informações de maneira crítica e a tomarem decisões informadas. Dentre as várias formas de letramento existentes e estudadas na atualidade, essa pesquisa tenciona um estudo acerca do letramento crítico, mais especificamente o letramento racial crítico. Esta pesquisa objetiva analisar estudos acadêmicos, abrangendo dissertações e teses, nos quais o letramento racial é abordado no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Trata-se de um estudo do tipo estado do conhecimento, em que foram pesquisadas as teses e as dissertações produzidas entre os anos de 2012 e 2022, no repositório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com os descritores “letramento racial” e “língua”. Foram selecionadas 14 pesquisas, sendo dez dissertações e quatro teses, com critérios baseados na menção ao letramento racial ou questões de raça no título e/ou resumo. Como um dos principais resultados, aponta-se a necessidade de formação inicial e continuada de professoras e professores de línguas estrangeiras, para abordar e trabalhar questões étnico-raciais em sala de aula, sendo o inglês e espanhol, as línguas mais ensinadas no ensino básico. As formações são fundamentais para atender às demandas culturais, políticas e sociais relacionadas à igualdade racial e étnica.
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