A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: UM APLICATIVO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O TRABALHO COM O GÊNERO CONTO / /TECHNOLOGY IN THE CLASSROOM: AN APP AS A DIDACTIC PROPOSAL FOR WORKING WITH THE SHORT STORY GENRE
an app as a didactic proposal for working with the short story genre
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.85540Palavras-chave:
Tecnologia., Gênero conto., Aplicativo.Resumo
O presente artigo apresenta uma proposta didática aplicada em 2023 em uma turma de nono ano – Ensino Fundamental – da rede pública estadual do Paraná. Esta proposta didática teve como produto educacional um aplicativo, intitulado “Contemos”, que trabalhou com contos, abordando tanto a perspectiva teórica como a prática. O aplicativo trabalhou com quatro contos. Neste artigo, o foco será na estrutura do aplicativo, no desenvolvimento da parte teórica e na leitura proposta para o conto O barril de amontillado, (Poe, 2019). Tal aplicativo foi utilizado como suporte para o trabalho desenvolvido com a literatura e articulou a linguagem, o estudo do gênero conto, sua forma composicional e seu caráter fruidor. Essa pesquisa-ação (Thiollent, 2011) teve como objetivo verificar as potencialidades do aplicativo para o trabalho com contos visando à leitura, reflexão e produção de textos em ferramentas digitais de aprendizagem. No decorrer do artigo, serão apresentados brevemente alguns fundamentos teóricos a respeito da linguagem (Bakhtin, 2003), algumas considerações a respeito do conto e suas particularidades (Cortázar, 1993) e a forma como as tecnologias digitais podem subsidiar a prática pedagógica, partindo de uma abordagem colaborativa e interativa (Coll e Monereo, 2010). Os usos efetivos do aplicativo “Contemos” nos permitem assegurar que o trabalho com a tecnologia em sala de aula só se sustenta quando as ferramentas digitais são mediadoras da relação entre professores, alunos e conteúdos e quando a natureza das atividades propostas estimula a aprendizagem significativa.
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