A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: UM APLICATIVO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O TRABALHO COM O GÊNERO CONTO / /TECHNOLOGY IN THE CLASSROOM: AN APP AS A DIDACTIC PROPOSAL FOR WORKING WITH THE SHORT STORY GENRE

an app as a didactic proposal for working with the short story genre

Autores

  • Priscila Juliana Ruiz Lima Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil
  • Andréia da Cunha Malheiros Santana Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.85540

Palavras-chave:

Tecnologia., Gênero conto., Aplicativo.

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta didática aplicada em 2023 em uma turma de nono ano – Ensino Fundamental – da rede pública estadual do Paraná. Esta proposta didática teve como produto educacional um aplicativo, intitulado “Contemos”, que trabalhou com contos, abordando tanto a perspectiva teórica como a prática. O aplicativo trabalhou com quatro contos. Neste artigo, o foco será na estrutura do aplicativo, no desenvolvimento da parte teórica e na leitura proposta para o conto O barril de amontillado, (Poe, 2019). Tal aplicativo foi utilizado como suporte para o trabalho desenvolvido com a literatura e articulou a linguagem, o estudo do gênero conto, sua forma composicional e seu caráter fruidor. Essa pesquisa-ação (Thiollent, 2011) teve como objetivo verificar as potencialidades do aplicativo para o trabalho com contos visando à leitura, reflexão e produção de textos em ferramentas digitais de aprendizagem. No decorrer do artigo, serão apresentados brevemente alguns fundamentos teóricos a respeito da linguagem (Bakhtin, 2003), algumas considerações a respeito do conto e suas particularidades (Cortázar, 1993) e a forma como as tecnologias digitais podem subsidiar a prática pedagógica, partindo de uma abordagem colaborativa e interativa (Coll e Monereo, 2010). Os usos efetivos do aplicativo “Contemos” nos permitem assegurar que o trabalho com a tecnologia em sala de aula só se sustenta quando as ferramentas digitais são mediadoras da relação entre professores, alunos e conteúdos e quando a natureza das atividades propostas estimula a aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Priscila Juliana Ruiz Lima, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS - 2022/2024), especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2005/2006) e em Língua Portuguesa, Literatura e Ensino pela Universidade Norte do Paraná (Unopar – 2003), graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (Fafijan - 2000), trabalhou por 18 anos na rede privada de ensino e atualmente faz parte do quadro próprio de magistério, na Educação Básica (QPM/SEED/PR) desde 2012. Tem experiência na formação de docentes como professora preceptora no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade Norte do Paraná (Unespar – 2021/2022), Campus Apucarana e como professora formadora do Grupo de Estudos Formadores em Ação (DEDUC/SEED/PR) desde 2022. É professora cursista do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) ofertado pela SEED/PR. 

Andréia da Cunha Malheiros Santana, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado  e Doutorado em Educação Escolar, também pela UNESP. Também realizou o Pós-Doc, na UFSCar, desenvolvendo uma pesquisa sobre a relação entre as avaliações externas, as políticas públicas, a formação continuada dos professores e a melhoria da qualidade na escola pública, com apoio financeiro da FAPESP. Em 2024, concluiu o seu segundo Pós-Doc na Universidade Lumière, em Lyon, França, desenvolvendo pesquisa comparativa sobre o livro didático e o seu papel no ensino da língua materna no contexto brasileiro e francês. A pesquisadora é professora adjunta na Universidade Estadual de Londrina (UEL), na qual atua diretamente na formação de professores, coordenando um projeto de pesquisa sobre Livro Didático, além disso, é docente nos Programas de Pós-Graduação PROFLETRAS e PPGEL, respondendo pela coordenação deste.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Ruiz Lima, P. J., & da Cunha Malheiros Santana, A. (2024). A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: UM APLICATIVO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O TRABALHO COM O GÊNERO CONTO / /TECHNOLOGY IN THE CLASSROOM: AN APP AS A DIDACTIC PROPOSAL FOR WORKING WITH THE SHORT STORY GENRE: an app as a didactic proposal for working with the short story genre. Pensares Em Revista, (31), 193–212. https://doi.org/10.12957/pr.2024.85540

Edição

Seção

DOSSIÊ 31: OS IMPACTOS DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS: OBSERVAÇÕES DO CHÃO DA ESCOLA / DOSSIER 31: THE IMPACTS OF PROFLETRAS ON THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE AND LITERATURES: REMARKS FROM THE SCHOOL GROUND