O ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÉXICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PROPOSTAS/TEACHING AND LEARNING OF LEXICON IN ELEMENTARY SCHOOL: CHALLENGES AND PROPOSALS
challenges and proposals
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.85529Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Léxico, Ensino-aprendizagem, LeituraResumo
O presente artigo tem como objetivo descrever sucintamente os desafios encontrados no contexto atual brasileiro para o ensino-aprendizagem do léxico, tendo em vista o que se preconiza nos documentos oficiais que orientam os conteúdos a serem trabalhados nas aulas de língua materna e o que se encontra em alguns materiais didáticos utilizados no país. Além disso, considerando os apontamentos e as lacunas encontradas, busca apresentar a importância de se trabalhar com as questões lexicais, tanto para avançar na competência leitora dos estudantes quanto para que estes possam produzir textos com mais qualidade. Demonstrará ainda como os estudos lexicais podem contribuir para a reflexão em outras disciplinas e nas atividades transdisciplinares. Nesse sentido, o artigo também abordará propostas didáticas desenvolvidas por um grupo de pesquisa, constituído na Universidade de São Paulo, para o trabalho com os estudos lexicais em sala de aula, a fim de fornecer reflexões para futuras aplicações e para o desenvolvimento de novas propostas. Com esse intuito, serão utilizados como referencial teórico a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), como documento norteador para elaboração de materiais didáticos e ensino de língua portuguesa no Brasil; os estudos lexicais desenvolvidos por Pottier (1978) e Biderman (1999), entre outros; e os estudos sobre ensino-aprendizagem do léxico, como os de Leffa (2000), Gil (2016) e Araújo (2019; 2020).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).