O ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÉXICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PROPOSTAS/TEACHING AND LEARNING OF LEXICON IN ELEMENTARY SCHOOL: CHALLENGES AND PROPOSALS

challenges and proposals

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.85529

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Léxico, Ensino-aprendizagem, Leitura

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever sucintamente os desafios encontrados no contexto atual brasileiro para o ensino-aprendizagem do léxico, tendo em vista o que se preconiza nos documentos oficiais que orientam os conteúdos a serem trabalhados nas aulas de língua materna e o que se encontra em alguns materiais didáticos utilizados no país. Além disso, considerando os apontamentos e as lacunas encontradas, busca apresentar a importância de se trabalhar com as questões lexicais, tanto para avançar na competência leitora dos estudantes quanto para que estes possam produzir textos com mais qualidade. Demonstrará ainda como os estudos lexicais podem contribuir para a reflexão em outras disciplinas e nas atividades transdisciplinares. Nesse sentido, o artigo também abordará propostas didáticas desenvolvidas por um grupo de pesquisa, constituído na Universidade de São Paulo, para o trabalho com os estudos lexicais em sala de aula, a fim de fornecer reflexões para futuras aplicações e para o desenvolvimento de novas propostas. Com esse intuito, serão utilizados como referencial teórico a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), como documento norteador para elaboração de materiais didáticos e ensino de língua portuguesa no Brasil; os estudos lexicais desenvolvidos por Pottier (1978) e Biderman (1999), entre outros; e os estudos sobre ensino-aprendizagem do léxico, como os de Leffa (2000), Gil (2016) e Araújo (2019; 2020).

Biografia do Autor

Mariângela Araújo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Pós-doutora em Letras pela Universidade Nova de Lisboa, doutora e mestra em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Bacharela e Licenciada em Letras (Português) pela Universidade de São Paulo. Coordenadora local do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) na Universidade de São Paulo.  Foi diretora do Centro Interdepartamental de Estudos em Tradução e Terminologia (CITRAT) da USP e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa (2021 a 2023). Líder dos projetos de pesquisa “InterLEC - Interfaces entre Léxico, Ensino e Cultura” e “Elaborando definições e mapas conceituais para um dicionário terminológico de Ciências Naturais”.

Lígia Fabiana de Souza, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Letras - Filologia e Língua Portuguesa - Universidade de São Paulo. Mestra em Letras - PROFLETRAS - USP. Licenciada em Pedagogia - Universidade de São Paulo. Bacharela e licenciada em Letras (Português/Espanhol) - Universidade de São Paulo. Professora de língua portuguesa para estudantes do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de São Paulo desde maio de 2009.

Natália Avilla Andrade, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Mestra em Letras - PROFLETRAS USP. Bacharela e Licenciada em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade Federal de São Paulo. Foi professora de Língua Portuguesa para estudantes do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de São Paulo no período de janeiro de 2009 a abril de 2023. Acesso ao cargo de Coordenadora Pedagógica na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo em abril de 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-24

Como Citar

Araújo, M., de Souza, L. F., & Avilla Andrade, N. (2024). O ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÉXICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PROPOSTAS/TEACHING AND LEARNING OF LEXICON IN ELEMENTARY SCHOOL: CHALLENGES AND PROPOSALS: challenges and proposals. Pensares Em Revista, (31), 122–150. https://doi.org/10.12957/pr.2024.85529

Edição

Seção

DOSSIÊ 31: OS IMPACTOS DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS: OBSERVAÇÕES DO CHÃO DA ESCOLA / DOSSIER 31: THE IMPACTS OF PROFLETRAS ON THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE AND LITERATURES: REMARKS FROM THE SCHOOL GROUND