O PROFLETRAS E A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS NO ÂMBITO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA / THE PROFLETRAS AND THE COLLABORATIVE CONSTRUCTION OF THEORETICAL AND PRACTICAL KNOWLEDGE WITHIN THE SCOPE OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING

observations from the school floor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.85512

Palavras-chave:

Profletras., Língua Portuguesa., Política pública., Profissão docente.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel que o PROFLETRAS tem desempenhado na formação continuada dos professores de Língua Portuguesa, reconhecendo suas contribuições para a reversão de um quadro nada animador no que tange ao ensino de línguas. As reflexões desenvolvidas a partir da imersão dos mestrandos no programa na função de professor e pesquisador de sua própria prática sugerem que o PROFLETRAS tem se configurado como uma importante política pública de formação docente e discente, proporcionando aos partícipes vivências e experiências de ensino-aprendizagem ancoradas em práticas sociais cotidianas colaborativas. A proposta de pesquisa-ação do programa (Morin, 2004; Thiollent, 1994) no campus de Juiz de Fora/MG, que dialoga com os estudos de Bakhtin (1997), Antunes (2009, 2010), Nóvoa (2007), Geraldi (1996, 2006), Freire (1996, 1999, 2001), dentre outros, traz para a cena a formação de professores que, em rede, constroem uma ecologia de saberes para tornar mais significativo o ensino da língua materna. Dessa parceria com a universidade, têm surgido propostas pedagógicas que constituem importante material didático para a mudança de paradigma do ensino de Língua Portuguesa e que devem ser compartilhadas entre os pares. Este movimento de formação continuada desenvolvido pela UFJF contribui para o fortalecimento da profissão docente como um todo.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Valle, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Mestra em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialização em Língua e Literatura pela UFJF e em Literatura pela PUC - Belo Horizonte. Exerceu a profissão docente nas redes privada e pública (municipal e estadual) de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. Atualmente participa como voluntária do Projeto Mutirão da Meninada do Vale Verde. É militante e ativista de movimentos feministas.

Thais Fernandes Sampaio, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Possui mestrado em Letras (área de concentração: Linguística), pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) e graduação em Letras - Português pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Integra o corpo permanente dos programas de Pós-Graduação em Linguística/UFJF e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/Unidade UFJF). Com formação em Linguística Cognitiva, desenvolve projetos na área de Linguística Aplicada, dedicando-se, especialmente, a pesquisas relacionadas à formação inicial e continuada de professores.

Renata Cristina das Dores Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Professora de Língua Portuguesa da rede estadual de educação do Estado do Rio de Janeiro e da rede municipal de Comendador Levy Gasparian - RJ. Possui doutorado em Linguística (2022) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Letras (2015) pela mesma instituição, especialização pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2011) e graduação em Letras (2006) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Valle, M. C., Sampaio, T. F., & Alves, R. C. das D. (2024). O PROFLETRAS E A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS NO ÂMBITO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA / THE PROFLETRAS AND THE COLLABORATIVE CONSTRUCTION OF THEORETICAL AND PRACTICAL KNOWLEDGE WITHIN THE SCOPE OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING: observations from the school floor. Pensares Em Revista, (31), 08–32. https://doi.org/10.12957/pr.2024.85512

Edição

Seção

DOSSIÊ 31: OS IMPACTOS DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS: OBSERVAÇÕES DO CHÃO DA ESCOLA / DOSSIER 31: THE IMPACTS OF PROFLETRAS ON THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE AND LITERATURES: REMARKS FROM THE SCHOOL GROUND