O PROFLETRAS E A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS NO ÂMBITO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA / THE PROFLETRAS AND THE COLLABORATIVE CONSTRUCTION OF THEORETICAL AND PRACTICAL KNOWLEDGE WITHIN THE SCOPE OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING
observations from the school floor
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.85512Palavras-chave:
Profletras., Língua Portuguesa., Política pública., Profissão docente.Resumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel que o PROFLETRAS tem desempenhado na formação continuada dos professores de Língua Portuguesa, reconhecendo suas contribuições para a reversão de um quadro nada animador no que tange ao ensino de línguas. As reflexões desenvolvidas a partir da imersão dos mestrandos no programa na função de professor e pesquisador de sua própria prática sugerem que o PROFLETRAS tem se configurado como uma importante política pública de formação docente e discente, proporcionando aos partícipes vivências e experiências de ensino-aprendizagem ancoradas em práticas sociais cotidianas colaborativas. A proposta de pesquisa-ação do programa (Morin, 2004; Thiollent, 1994) no campus de Juiz de Fora/MG, que dialoga com os estudos de Bakhtin (1997), Antunes (2009, 2010), Nóvoa (2007), Geraldi (1996, 2006), Freire (1996, 1999, 2001), dentre outros, traz para a cena a formação de professores que, em rede, constroem uma ecologia de saberes para tornar mais significativo o ensino da língua materna. Dessa parceria com a universidade, têm surgido propostas pedagógicas que constituem importante material didático para a mudança de paradigma do ensino de Língua Portuguesa e que devem ser compartilhadas entre os pares. Este movimento de formação continuada desenvolvido pela UFJF contribui para o fortalecimento da profissão docente como um todo.
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