O RÓTICO EM POSIÇÃO DE FINAL DE SÍLABA NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO INTERVIR? / THE RHOTIC AT THE END OF SYLLABLE POSITION IN THE WRITING OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS: HOW TO INTERVENE?

how to intervene?

Autores

  • André Pedro da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil
  • Vilma Virgínia de Andrade Moura Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil https://orcid.org/0009-0005-1480-8558

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.84879

Palavras-chave:

Desvios Ortog´ráficos, Rótico, Oralidade e Escrita, Fonologia

Resumo

A língua escrita possui grande relevância sociocultural, pois todas as esferas da atividade humana se organizam por meio do seu uso. Nesse contexto, a escrita é uniformizada pela ortografia para facilitar a comunicação e não admite variação. Entretanto, na escrita escolar, mesmo em etapas mais avançadas de escolarização, percebemos que é comum encontrarmos registros escritos não convencionais decorrentes de uma transposição da oralidade para a escrita, como é o caso do apagamento do R em posição final de sílaba, como em: inteØvalo, emeØgências, celulaØ, trazeØ, postaØ. Em vista disso, esse trabalho objetivou-se investigar esse fenômeno na escrita de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, situada no Município de Macaparana - PE, e teve como intuito analisar e intervir nas transposições fonológicas que ocorrem na escrita ortográfica, advindas da oralidade. Para tanto, nos embasamos na metodologia de natureza qualiquantitativa de cunho analítico e nos procedimentos técnicos da pesquisa-ação de caráter intervencionista. Inicialmente propomos uma atividade piloto a fim de verificar e comprovar a ocorrência do processo em tela e, em seguida, nos foi possível experienciar uma proposta didática de intervenção naquele ano escolar. Para montagem do corpus, contamos com a produção de cinquenta e quatro produções textuais diagnósticas e mais cinquenta e quatro produções textuais finais, além de um questionário sobre os hábitos de leitura e escrita dos estudantes. Desse modo, analisamos as ocorrências de apagamento do R em posição final de sílaba, tanto em posição medial, quanto em posição final.

Biografia do Autor

André Pedro da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil

Professor associado de Língua Portuguesa do Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia. É mestre em Linguística e Língua Portuguesa e doutor em Linguística ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Atua também como coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS). O professor participa como pesquisador dos Grupos de Pesquisa Historicidade do Texto e Ensino de Língua - HISTEL, desde o ano de 2018 até a presente data, e do Atlas Linguístico do Brasil - ALiB, desde o ano de 2023 até a presente data. Além disso, coordenou, de 2013 a 2020, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Projeto de Pesquisa Relação entre Fala e Escrita - REFALES. Ele fez parte da Diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE - nos biênios 2014-2016 e 2016-2018. Foi Conselheiro Titular do GELNE, no biênio 2020-2022 e mantem-se neste conselho, no biênio 2022-2024. Além disso, possui experiência na área de Linguística e conta com publicações de artigos científicos e de capítulos de livros, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, abordando, principalmente, os seguintes temas: fonologia, variação linguística, desvios ortográficos, fonologia e ensino.

Vilma Virgínia de Andrade Moura, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil

Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, pela Universidade de Pernambuco - UPE (2019). Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade de Pernambuco - UPE (2014). Especialização em Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e da Literatura na Educação Básica pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2015) e Especialização em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) - pela Faculdade Integrada Instituto Sousa (2023). Além de concluinte do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco - UPE (2024) e atua como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública municipal de Macaparana - PE.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Silva, A. P. da, & Moura, V. V. de A. (2024). O RÓTICO EM POSIÇÃO DE FINAL DE SÍLABA NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO INTERVIR? / THE RHOTIC AT THE END OF SYLLABLE POSITION IN THE WRITING OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS: HOW TO INTERVENE? how to intervene?. Pensares Em Revista, (31), 57–76. https://doi.org/10.12957/pr.2024.84879

Edição

Seção

DOSSIÊ 31: OS IMPACTOS DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS: OBSERVAÇÕES DO CHÃO DA ESCOLA / DOSSIER 31: THE IMPACTS OF PROFLETRAS ON THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE AND LITERATURES: REMARKS FROM THE SCHOOL GROUND