O RÓTICO EM POSIÇÃO DE FINAL DE SÍLABA NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO INTERVIR? / THE RHOTIC AT THE END OF SYLLABLE POSITION IN THE WRITING OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS: HOW TO INTERVENE?

how to intervene?

Autores/as

  • André Pedro da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil
  • Vilma Virgínia de Andrade Moura Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil https://orcid.org/0009-0005-1480-8558

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.84879

Palabras clave:

Desvios Ortog´ráficos, Rótico, Oralidade e Escrita, Fonologia

Resumen

A língua escrita possui grande relevância sociocultural, pois todas as esferas da atividade humana se organizam por meio do seu uso. Nesse contexto, a escrita é uniformizada pela ortografia para facilitar a comunicação e não admite variação. Entretanto, na escrita escolar, mesmo em etapas mais avançadas de escolarização, percebemos que é comum encontrarmos registros escritos não convencionais decorrentes de uma transposição da oralidade para a escrita, como é o caso do apagamento do R em posição final de sílaba, como em: inteØvalo, emeØgências, celulaØ, trazeØ, postaØ. Em vista disso, esse trabalho objetivou-se investigar esse fenômeno na escrita de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, situada no Município de Macaparana - PE, e teve como intuito analisar e intervir nas transposições fonológicas que ocorrem na escrita ortográfica, advindas da oralidade. Para tanto, nos embasamos na metodologia de natureza qualiquantitativa de cunho analítico e nos procedimentos técnicos da pesquisa-ação de caráter intervencionista. Inicialmente propomos uma atividade piloto a fim de verificar e comprovar a ocorrência do processo em tela e, em seguida, nos foi possível experienciar uma proposta didática de intervenção naquele ano escolar. Para montagem do corpus, contamos com a produção de cinquenta e quatro produções textuais diagnósticas e mais cinquenta e quatro produções textuais finais, além de um questionário sobre os hábitos de leitura e escrita dos estudantes. Desse modo, analisamos as ocorrências de apagamento do R em posição final de sílaba, tanto em posição medial, quanto em posição final.

Biografía del autor/a

André Pedro da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil

Professor associado de Língua Portuguesa do Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia. É mestre em Linguística e Língua Portuguesa e doutor em Linguística ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Atua também como coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS). O professor participa como pesquisador dos Grupos de Pesquisa Historicidade do Texto e Ensino de Língua - HISTEL, desde o ano de 2018 até a presente data, e do Atlas Linguístico do Brasil - ALiB, desde o ano de 2023 até a presente data. Além disso, coordenou, de 2013 a 2020, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Projeto de Pesquisa Relação entre Fala e Escrita - REFALES. Ele fez parte da Diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE - nos biênios 2014-2016 e 2016-2018. Foi Conselheiro Titular do GELNE, no biênio 2020-2022 e mantem-se neste conselho, no biênio 2022-2024. Além disso, possui experiência na área de Linguística e conta com publicações de artigos científicos e de capítulos de livros, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, abordando, principalmente, os seguintes temas: fonologia, variação linguística, desvios ortográficos, fonologia e ensino.

Vilma Virgínia de Andrade Moura, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil

Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, pela Universidade de Pernambuco - UPE (2019). Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade de Pernambuco - UPE (2014). Especialização em Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e da Literatura na Educação Básica pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2015) e Especialização em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) - pela Faculdade Integrada Instituto Sousa (2023). Além de concluinte do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco - UPE (2024) e atua como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública municipal de Macaparana - PE.

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Publicado

2024-09-24

Cómo citar

Silva, A. P. da, & Moura, V. V. de A. (2024). O RÓTICO EM POSIÇÃO DE FINAL DE SÍLABA NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO INTERVIR? / THE RHOTIC AT THE END OF SYLLABLE POSITION IN THE WRITING OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS: HOW TO INTERVENE? how to intervene?. Pensares Em Revista, (31), 57–76. https://doi.org/10.12957/pr.2024.84879

Número

Sección

DOSSIÊ 31: OS IMPACTOS DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS: OBSERVAÇÕES DO CHÃO DA ESCOLA / DOSSIER 31: THE IMPACTS OF PROFLETRAS ON THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE AND LITERATURES: REMARKS FROM THE SCHOOL GROUND