O RÓTICO EM POSIÇÃO DE FINAL DE SÍLABA NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO INTERVIR? / THE RHOTIC AT THE END OF SYLLABLE POSITION IN THE WRITING OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS: HOW TO INTERVENE?
how to intervene?
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.84879Palavras-chave:
Desvios Ortog´ráficos, Rótico, Oralidade e Escrita, FonologiaResumo
A língua escrita possui grande relevância sociocultural, pois todas as esferas da atividade humana se organizam por meio do seu uso. Nesse contexto, a escrita é uniformizada pela ortografia para facilitar a comunicação e não admite variação. Entretanto, na escrita escolar, mesmo em etapas mais avançadas de escolarização, percebemos que é comum encontrarmos registros escritos não convencionais decorrentes de uma transposição da oralidade para a escrita, como é o caso do apagamento do R em posição final de sílaba, como em: inteØvalo, emeØgências, celulaØ, trazeØ, postaØ. Em vista disso, esse trabalho objetivou-se investigar esse fenômeno na escrita de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, situada no Município de Macaparana - PE, e teve como intuito analisar e intervir nas transposições fonológicas que ocorrem na escrita ortográfica, advindas da oralidade. Para tanto, nos embasamos na metodologia de natureza qualiquantitativa de cunho analítico e nos procedimentos técnicos da pesquisa-ação de caráter intervencionista. Inicialmente propomos uma atividade piloto a fim de verificar e comprovar a ocorrência do processo em tela e, em seguida, nos foi possível experienciar uma proposta didática de intervenção naquele ano escolar. Para montagem do corpus, contamos com a produção de cinquenta e quatro produções textuais diagnósticas e mais cinquenta e quatro produções textuais finais, além de um questionário sobre os hábitos de leitura e escrita dos estudantes. Desse modo, analisamos as ocorrências de apagamento do R em posição final de sílaba, tanto em posição medial, quanto em posição final.
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