NEM ESCREVO O QUE OUÇO, NEM FALO COMO ESCREVO: ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE QUESTÕES DE CORRESPONDÊNCIA GRAFIA-FONIA E COMPETÊNCIA ORTOGRÁFICA DOS APRENDENTES CHINESES DE PLE / Neither write what i hear, nor speak as i write: longitudinal study on questions of graphic-phonia correspondence and orthographic competence of chinese learners of PFL
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.68977Palavras-chave:
Competência Ortográfica. Ambiguidade Grafia-fonia. Português Europeu. Português Língua Estrangeira. Aprendentes Chineses.Resumo
Percebe-se que o sucesso da escrita pressupõe o domínio integral da competência ortográfica, na qual uma variedade das normas institucionalizadas, que decorre de um contexto de aprendizagem formal, deve ser suficientemente mobilizada. Neste caso, muitos professores de língua estrangeira, especialmente os professores chineses que normalmente recorrem ao método tradicional de gramática-tradução, privilegiam o desenvolvimento ortográfico como primeira tarefa. O português e o chinês são línguas tipologicamente diferentes, configurando-se, por isso, mais difícil, para os estudantes chineses, a aprendizagem da forma escrita correta de certas palavras, uma vez que não há uma correspondência exata/direta entre grafema e fonema no português europeu (BROWN, 2001; SEBASTIÃO, 2009; FERREIRA E OSÓRIO, 2011). A ambiguidade grafia-fonia e os problemas daí decorrentes em termos de correção ortográfica são o principal ponto de análise no trabalho aqui apresentado. Apresenta-se um estudo e análise longitudinal dos erros ortográficos de 17 aprendentes chineses de português língua estrangeira (PLE). Numa fase inicial deste estudo os informantes, todos estudantes da licenciatura em Estudos Portugueses da Universidade de Macau, encontravam-se no primeiro ano dos seus estudos e, na fase final de recolha, no segundo ano. Foram levados a cabo quatro momentos de avaliação, sendo que do primeiro ao último decorreram, aproximadamente, nove meses. Os resultados colocam em evidência que os erros fonéticos são mais recorrentes do que os grafemáticos e que, durante todo o período inicial de aprendizagem, a questão da ambiguidade grafemática e fonética influencia constantemente o desenvolvimento da competência escrita dos alunos chineses.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).