ENTREVISTA COM PATRÍCIA LUIZA FERREIRA REZENDE-CURIONE / Interview with Patrícia Luiza Ferreira Rezende-Curione

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.68621

Palavras-chave:

Libras. Resistência. Movimento surdo. Epistemicídio.

Resumo

Entrevista concedida em junho de 2022

A produção acadêmica de pesquisadores surdos vem aumentando sensivelmente desde o começo da década de dez do século XXI, em consonância à abertura de cursos de Pedagogia Bilíngue e de Letras-Libras. Pode-se facilmente perceber esse cenário como resultado de lutas incessantes dos movimentos de representatividade surda. Patrícia Luiza Ferreira Rezende é uma das pesquisadoras inseridas nesse contexto de resistência. Líder na paisagem contemporânea do movimento surdo, ela é também uma acadêmica destacada no panorama universitário. Doutora em Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Dra. Patrícia Rezende recentemente concluiu sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de Campinas (UNICAMP), com uma abordagem arguta sobre a questão do que conceitua como um “epistemicídio das políticas públicas em educação de surdos”. A proposta parte do conceito de epistemicídio cunhado por Boaventura de Sousa Santos (2019), realocado por ela através de reflexões estabelecidas nos campos epistemológico e pedagógico referentes às pessoas surdas. Diante de sua relevância como pesquisadora na área de Educação de surdos e também por ser uma das lideranças mais destacadas e atuantes das comunidades surdas, convidamo-la para esta entrevista, na qual conversamos, entre outros tópicos, sobre questões como sua pesquisa mais recente e os novos delineamentos propostos para o campo.  

         

Biografia do Autor

Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Bilíngue do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Professora Adjunta II da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação na Faculdade de Letras, no Setor de Estudos Literários do Departamento de Letras/Libras. Leciona na graduação e na Pós-Graduação, dentro dos cursos de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil e em Libras: ensino, tradução e interpretação. Integra os projetos de extensão Imagens em diálogos (EBA/UFRJ) e Imagens Surdas (FL/UFRJ/CNPq), que coordena. Mestre em Literatura Brasileira e Teorias da Literatura (2001) e Doutora em Literatura Comparada (2006) pela Universidade Federal Fluminense.

Valéria Campos Muniz, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Bilíngue e professora adjunta do departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Tem experiência na área de Letras e atua principalmente nas seguintes áreas: leitura, aquisição da língua escrita, língua portuguesa como L2, gramática e ensino. Mestre (1997) e doutora (2013) em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participa do grupo de pesquisa Linguagem e Sociedade (UERJ/INES). É coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório em estudos de Língua Portuguesa (UFRJ/INES).

Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora efetiva da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), ministrando aulas nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico e Profissional em Letras. Licenciada em Letras Português-Inglês pela PUC-Rio (1984). Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge, Inglaterra (1994). Pós-graduação em Management (MBA) pelo IAG Escola de Negócios da PUC-Rio (2003). Mestre em Administração de Empresas com especialização em Marketing pelo IAG Escola de Negócios da PUC-Rio (2006). Doutorado em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2010). Pós-Doutorado em Letras Modernas pela USP (2016-2017). 

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Ramos, D. C. M. P., Muniz, V. C., & Barros, A. L. de E. C. de. (2022). ENTREVISTA COM PATRÍCIA LUIZA FERREIRA REZENDE-CURIONE / Interview with Patrícia Luiza Ferreira Rezende-Curione. Pensares Em Revista, 25(25), 7–11. https://doi.org/10.12957/pr.2022.68621