ENTREVISTA COM PATRÍCIA LUIZA FERREIRA REZENDE-CURIONE / Interview with Patrícia Luiza Ferreira Rezende-Curione
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.68621Palavras-chave:
Libras. Resistência. Movimento surdo. Epistemicídio.Resumo
Entrevista concedida em junho de 2022
A produção acadêmica de pesquisadores surdos vem aumentando sensivelmente desde o começo da década de dez do século XXI, em consonância à abertura de cursos de Pedagogia Bilíngue e de Letras-Libras. Pode-se facilmente perceber esse cenário como resultado de lutas incessantes dos movimentos de representatividade surda. Patrícia Luiza Ferreira Rezende é uma das pesquisadoras inseridas nesse contexto de resistência. Líder na paisagem contemporânea do movimento surdo, ela é também uma acadêmica destacada no panorama universitário. Doutora em Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Dra. Patrícia Rezende recentemente concluiu sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de Campinas (UNICAMP), com uma abordagem arguta sobre a questão do que conceitua como um “epistemicídio das políticas públicas em educação de surdos”. A proposta parte do conceito de epistemicídio cunhado por Boaventura de Sousa Santos (2019), realocado por ela através de reflexões estabelecidas nos campos epistemológico e pedagógico referentes às pessoas surdas. Diante de sua relevância como pesquisadora na área de Educação de surdos e também por ser uma das lideranças mais destacadas e atuantes das comunidades surdas, convidamo-la para esta entrevista, na qual conversamos, entre outros tópicos, sobre questões como sua pesquisa mais recente e os novos delineamentos propostos para o campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).