“HISTÓRIA PRA NINAR GENTE GRANDE” – SAMBA, ANTIRRACISMO E PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA / “Bedtime story for grown ups” – samba, anti-racism and pedagogy of multiliteracies in Portuguese language teaching
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.61260Resumo
Este artigo apresenta uma proposta antirracista de ensino de Língua Portuguesa que compreende o samba, e, mais especificamente, o samba-enredo, como expressão cultural e ferramenta de resistência da população negra no Brasil, trazendo para a sala de aula “versos que o livro apagou” (G.R.E.S. ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA, 2019). O trabalho se organiza em três seções. Na primeira, discutem-se aspectos histórico-culturais do samba e seu papel na resistência ao racismo estrutural instaurado no Brasil (NOGUEIRA, 2006; MARTINS, 2005; SIMAS, S/D; LOPES, 2005 e 2006; MUNANGA e GOMES, 2007). Na segunda, reflete-se acerca das concepções antirracistas, fundamentando-se em Djamila Ribeiro (2019), Silvio Luiz Almeida (2019) e Nilma Lino Gomes (2007), que enfatizam a urgência da educação antirracista. A proposta de ensino apresentada neste artigo baseia-se em postulados da Pedagogia dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS; PINHEIRO, 2020; MONTE-MÓR apud OLIVEIRA, 2019), dessa forma, considera o caráter sócio-histórico da língua/linguagem e de outros modos de significação, que se caracterizam pela dinamicidade e pela contínua reelaboração por seus usuários. A proposta estrutura-se em quatro dimensões: prática situada, instrução explícita, abordagem crítica e prática transformada, nas quais tematizam-se a letra do samba-enredo e o desfile da escola de samba G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira de 2019, buscando contribuir para uma educação antirracista.Downloads
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