O TEATRO NA PRODUÇÃO FABULAR E CRÍTICA DE UM PENSAMENTO ANTIRRACISTA / Theater in the fabular and critical production of an antiracist thought
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.57949Palavras-chave:
Teatros Negros, Fabulação, Politicidade Sensível.Resumo
O presente artigo busca refletir como o teatro, lugar da partilha de sensibilidades, apresenta-se como meio fabular de fazer emergir performances que criam e recriam histórias e identidades e se abre para lugares outros na organização do sensível, ao estabelecer discursos e imagens outras acerca da negrura, como possibilidade mesma de elaboração de uma perspectiva que potencialize outros saberes, tradições e subjetividades. Os teatros pensados, realizados, encenados/performados por artistas negras e negros podem aparecer como uma forma de lançar mão dos corpos da negrura como imagem-texto, inventariar outras imagens possíveis para esses corpos e criar imagens e narrativas que faltam. São teatralidades carregadas de uma “politicidade sensível”, que fundam espaços de cena em que a não separação nítida entre realidade e ficção representa a possibilidade de voltar ao passado e extrair dele outras narrativas para recoreografar as lacunas da memória e alinhavar histórias que se constituem nos tempos do vivido e do contado. Nesse sentido, a prática teatral pode ser uma importante ferramenta de luta e de educação antirracista, na medida em que traduz a experiência e a memória do negro no Brasil; destrói os estereótipos que reproduzem os preconceitos raciais; e processa a reposição do negro de objeto enunciado a sujeito enunciador da sua própria história e subjetividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).