LETRAMENTOS EM TERRA BRASILIS: EXCLUSÕES DIGITAIS E DESIGN CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALÉM DA PANDEMIA / Literacies in Terra Brasilis: digital exclusions and critical design in Portuguese Language teaching beyond the pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.56616

Palavras-chave:

Pedagogia dos Multiletramentos, Letramentos Exclusões Digitais, Ensino de Língua Portuguesa, Crítica

Resumo

Pretendemos, com esse artigo, contribuir para o desenvolvimento de práticas educacionais situadas que sejam coerentes com as realidades das escolas brasileiras no contexto da pandemia de COVID 19 e para além desse momento. Reinterpretamos a Pedagogia dos Multiletramentos, desenvolvida pelo New London Group (2001), tomando como ponto de partida a reflexão acerca das desigualdades de acesso aos meios digitais no Brasil e de seus efeitos na pandemia. Para obtermos dados sobre as exclusões digitais de ordem estrutural que ocorrem no Brasil, recorremos aos resultados das pesquisas TIC domicílios - 2019 (CETIC.BR, 2020a) e Painel TIC Covid-19; Ensino remoto e teletrabalho (CETIC.BR, 2020b). No aspecto teórico-metodológico, assumimos a adequação das proposições do NLG em face da emergência dos letramentos digitais e das mudanças sociais em seus países, mas colocamos em evidência a necessidade de repensá-las em uma perspectiva crítica que contemple as condições sociais e educacionais brasileiras, diante das diferentes dimensões da exclusão digital e das barreiras de acesso vivenciadas pelos discentes da educação básica. Para isso, a partir das bases da Pedagogia dos Multiletramentos e na concepção de “aprendizagem pelo design” (KALANTZIS; COPE, 2012; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), buscamos formular alternativas para a compreensão e a produção de textos digitais multimodais no ensino de língua portuguesa em escolas públicas. Ilustrando a perspectiva desenvolvida, oferecemos um exemplo de proposta didática elaborada em torno de um meme, a qual tem como propósito estimular os estudantes a exercitarem a crítica, considerando suas condições de acesso à internet.

Biografia do Autor

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela mesma universidade (1995).Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores, no Departamento de Letras. Membro do corpo docente do Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS e dos cursos de Especialização em Educação Básica e Estudos Literários na FFP/UERJ. Desenvolve atualmente pesquisa de pós Doutorado sobre Multiletramentos e letramentos críticos em contextos periféricos, no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade do Estado de São Paulo, sob supervisão da Professora Doutora Walkyria Monte Mór. É coordenadora do projeto de Extensão " Letrajovem: oficinas de Língua Portuguesa para Jovens e Adultos em Situação de Vulnerabilidade Sociali", realizado em convênio com o Departamento de Acompanhamento de Projetos Especiais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e em parceria com o Centro de Recursos Integrados de Atenção ao Adolescente de São Gonçalo. Tem experiência em projetos de Letramento numa perspectiva sociocultural e desenvolve pesquisas sobre formação de professores e desigualdades sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura e formação de leitores, letramento de jovens e adultos, metodologia do ensino de língua portuguesa e formação de professores. Membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa “Linguagem & Sociedade” (FFP/UERJ-CNPq).Líder do grupo de pesquisa "Conversa de Professor; construindo relações entre teoria e metodologia em uma comunidade de práticas - COP (FFP/UERJ -CIEP 250 - UNESA).

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Publicado

2021-01-05

Como Citar

Oliveira, M. L. C. de. (2021). LETRAMENTOS EM TERRA BRASILIS: EXCLUSÕES DIGITAIS E DESIGN CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALÉM DA PANDEMIA / Literacies in Terra Brasilis: digital exclusions and critical design in Portuguese Language teaching beyond the pandemic. Pensares Em Revista, (20). https://doi.org/10.12957/pr.2021.56616