DIREITOS HUMANOS E O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA SOCIEDADE / Human Rights and the right to education in Covid-19 times: a look at the context of deaf education
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.53444Palavras-chave:
ensino e educaçãoResumo
O presente artigo reflete sobre a educação bilingue de crianças surdas no contexto da pandemia de COVID-19, a partir de concepções teóricas das temáticas dos Direitos Humanos e do direito à educação. Tomamos como referência a Lei nº 10.436/2002, que oficializa o ensino de Libras e a Política Nacional de Educação de Especial na Perspectiva da Educação inclusiva, para refletirmos sobre as desigualdades educacionais que estão sendo aprofundadas com a suspensão de aulas presenciais e apresentaremos, uma pesquisa informal realizada com familiares de estudantes surdos. A pesquisa, que recolheu relatos sobre as experiências de estudantes surdos e suas famílias no ensino remoto, contemplou os princípios éticos da pesquisa em Educação, tendo sido realizada uma avaliação cuidadosa com compromisso individual, social e coletivo dos envolvidos, garantindo o anonimato das participantes. Analisamos, nas narrativas recolhidas, percepções das participantes sobre os impactos da suspensão das aulas presenciais na escolarização bilingue de seus filhos. Tendo em vista que a educação de surdos é marcada por questões linguísticas, sociais e culturais, queremos pensar, a partir das questões levantadas nesses relatos, sobre a forma como o cenário provocado pelo afastamento da escola está afetando educandos surdos e suas famílias, grupo este em condição de fragilidade por dificilmente encontrar acessibilidade aos materiais e conteúdos em sua língua materna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).