TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA / Information and communication technologies in Portuguese Language education in High School: a literature review
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.51560Resumo
Este artigo objetiva apresentar a revisão de literatura de teses e dissertações que abordam a integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino da Língua Portuguesa na última etapa da educação básica, o ensino médio. Para isso, foram utilizadas duas bases de dados: Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as palavras-chave “tecnologias”, “língua portuguesa” e “ensino médio”, tendo como recorte temporal as publicações feitas entre 2013 e 2019. Após exclusão de textos coincidentes e seleção de trabalhos de interesse, foram analisados 22, sendo 18 dissertações e 4 teses. Os dados sinalizam que o número de produções relacionadas a essa temática nesse nível de ensino ainda é incipiente; a maioria das produções concentra-se nas regiões Sul e Sudeste; há prevalência de pesquisas que investigam o impacto do uso das TIC na prática do professor, bem como o desenvolvimento do letramento dos alunos em ambiente digital na perspectiva dos multiletramentos; o professor é a peça fundamental na condução desse processo de ensino e aprendizagem, sendo importante que tenha formação docente ou continuada para que os artefatos tecnológicos não sejam subutilizados no espaço escolar. Em tempos de pandemia, espera-se que este estudo possa contribuir não só para mostrar o panorama das pesquisas acadêmicas, mas também para subsidiar reflexões sobre o enorme desafio que tem se imposto na educação na atualidade marcada por linhas digitais em um Brasil tão desigual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).