PARCERIA ACADÊMICA E ESPERANÇA EQUILIBRISTA: UMA CONVERSA COM LYNN MARIO TRINDADE MENEZES DE SOUZA / Academic partnership and balancing hope: a dialogue with Lynn Mario Trindade Menezes de Souza

Autores

  • Lynn Mario Trindade Menezes de Souza USP
  • Adriana Chaves UEMS
  • Marcia Lisbôa Costa de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-0141-4008
  • Ricardo Saito UFBA
  • Sandra Gattolin UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.41967

Palavras-chave:

lINSGUÍSTICA APLICADA

Resumo

Nessa conversa, o professor, Lynn Mario Trindade Menezes de Souza, titular da FCH/FLUSP, dialoga com xs organizadorxs do Dossiê sobre a amizade/parceria/colaboração acadêmica com a Professora Walkyria Monte Mór e sobre o Projeto Nacional de Letramentos que é um dos frutos dessa parceria. A partir de provocações baseadas em sua participação no V Encontro do Projeto Nacional de Letramentos, Lynn pensa o contexto contemporâneo e o futuro das pesquisas que se situam na interface de linguagem, sociedade e educação, abordando conceitos como lugar de fala/posição enunciativa, epistemologias da experiência, cidadania ativa, ocupação ontológica e decolonialidades, além de destacar a importância das releituras de Paulo Freire.

Biografia do Autor

Adriana Chaves, UEMS

UEMS

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela mesma universidade (1995).Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores, no Departamento de Letras. Membro do corpo docente do Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS e dos cursos de Especialização em Educação Básica e Estudos Literários na FFP/UERJ. Desenvolve atualmente pesquisa de pós Doutorado sobre Multiletramentos e letramentos críticos em contextos periféricos, no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade do Estado de São Paulo, sob supervisão da Professora Doutora Walkyria Monte Mór. É coordenadora do projeto de Extensão " Letrajovem: oficinas de Língua Portuguesa para Jovens e Adultos em Situação de Vulnerabilidade Sociali", realizado em convênio com o Departamento de Acompanhamento de Projetos Especiais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e em parceria com o Centro de Recursos Integrados de Atenção ao Adolescente de São Gonçalo. Tem experiência em projetos de Letramento numa perspectiva sociocultural e desenvolve pesquisas sobre formação de professores e desigualdades sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura e formação de leitores, letramento de jovens e adultos, metodologia do ensino de língua portuguesa e formação de professores. Membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa “Linguagem & Sociedade” (FFP/UERJ-CNPq).Líder do grupo de pesquisa "Conversa de Professor; construindo relações entre teoria e metodologia em uma comunidade de práticas - COP (FFP/UERJ -CIEP 250 - UNESA).

Ricardo Saito, UFBA

UFBA

Sandra Gattolin, UFSCAR

UFSCAR

Downloads

Publicado

2019-05-02

Como Citar

Menezes de Souza, L. M. T., Chaves, A., Oliveira, M. L. C. de, Saito, R., & Gattolin, S. (2019). PARCERIA ACADÊMICA E ESPERANÇA EQUILIBRISTA: UMA CONVERSA COM LYNN MARIO TRINDADE MENEZES DE SOUZA / Academic partnership and balancing hope: a dialogue with Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Pensares Em Revista, (15). https://doi.org/10.12957/pr.2019.41967