EM BUSCA DE NOVOS DESIGNS PEDAGÓGICOS: ETNOGRAFIA E A CO-CONSTRUÇÃO DE REDES DE CONHECIMENTO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA / In search of new pedagogical designs: ethnography and the co-construction of knowledge networks in a language teaching education program
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2019.41963Palavras-chave:
Formação de Professores. Letramentos. Etnografia na Educação.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns movimentos rizomáticos produzidos por um professor outsider em ecologias sociais, culturais e educacionais outras. A desterritorialização desse professor ocorre no ano de 2018 quando ele é reterritorializado em um curso de formação de professores de línguas. A partir de algumas de suas leituras, realizadas por meio de olhares etnográficos em interação com sujeitos outros, inicia-se a co-construção de redes de conhecimento e de novos designs pedagógicos com a finalidade de contemplar processos de Educação, Ensino e Aprendizagem de línguas e linguagens. Em um primeiro momento será discutida a abordagem ecológica da agência (BIESTA; TEDDER, 1997) e a importância da etnografia em estudos culturais e sociais (GEERTZ, 1973), por seu potencial em desestabilizar hierarquias de controle e poder (McCARTY, 2018) diante de redes de conhecimento local co-construídas por sujeitos outros. Em seguida, serão descritos como alguns designs pedagógicos têm sido co-construídos, dentro e fora dos muros do campus universitário, na tentativa de realizar alguns movimentos de integração entre a universidade e a comunidade escolar, alguns professores e seus alunos, e docentes e discentes do curso de licenciatura em letras (SOUZA SANTOS, 2011). Por fim, apontaremos alguns resultados, ainda que parciais, resultantes desses movimentos etnográficos e pedagógicos. Espera-se, assim, que possamos compartilhar e refletir sobre as nossas práticas pedagógicas de maneira a atuarmos mais criticamente nas comunidades em que vivemos e com as quais compartilhamos as várias redes e espirais de conhecimento em co-construção com o outro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).