REFLETINDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO CURSO “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL” / Reflections on the experiences of the “In-service education for teachers of English as an additional language” course
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2019.38635Palavras-chave:
Letramentos, formação de professores de línguas, material didático, educação linguística críticaResumo
Em 2017, integrantes do grupo de pesquisa Letramentos em inglês: língua, literatura e cultura (Linc) da Universidade Federal de Sergipe realizou um projeto de extensão voltado para professores de inglês da educação básica. Dividido em quatro módulos ao longo do ano, o projeto “Formação continuada de professores de inglês como língua adicional” tinha como objetivo ampliar as oportunidades de ensino e aprendizagem de língua inglesa como prática social. Com base nas ações desenvolvidas ao longo de dois dos módulos ofertados, English through New Literacies e English Language Materials, bem como em apresentações feitas por dois professores de inglês da rede pública em um evento na universidade, o presente trabalho tem como objetivo (re)pensar criticamente as propostas do curso a partir dos relatos das experiências desses dois professores. Para isso, fazemos uso de referenciais teóricos tais como letramentos, multimodalidade, educação linguística crítica, entre outros. Nesse processo, um dos aspectos que chamaram a nossa atenção é o fato de que repensar a formação (continuada) de professores de línguas em uma perspectiva crítica ainda é um grande desafio, já que é preciso (re)pensar constantemente os caminhos e não voltar para o caminho mais conhecido, mais confortável, que aponta a direção certa ou errada, desconsiderando os diferentes contextos em que uma aula de inglês acontece.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).