PENSARES SURDOS: ESTUDOS NA ÁREA DE LETRAS / Deaf thoughts: studies in language and arts
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2018.35099Resumen
O reconhecimento da língua de sinais como língua natural implica a sua compreensão como instrumento modulador de imagens e discursos relativos às identidades e aspectos da cultura surda: a opção pelo plural é centrada na condição heterogênea e histórica destas duas instâncias. Nesse sentido, reconhecemos os sujeitos surdos não como entidade homogênea e cristalizada - o surdo - mas como pessoas imersas em diferenças, em situações culturais híbridas e inseridas em um panorama pós-moderno. Aqui, ressaltamos os surdos falantes de Libras como primeira língua e que a reconhecem como uma força motriz fundamental para a tessitura de identidades e de traços culturais relevantes para a organização de suas vivências. Para Skliar (1988), os Estudos Surdos poderiam ser pensados como um programa de pesquisa no qual as culturas surdas e suas comunidades deveriam ser percebidas pela clave da “diferença, a partir de seu reconhecimento político”. Concordamos que é fundamental pensar politicamente a questão da surdez; também compreendemos que é necessário ampliar o programa de pesquisa para uma orientação que traga à baila os estudos em Letras, fundamentais tanto para a implementação de um diálogo interdisciplinar profícuo, quanto para a construção de um caminho teórico-crítico que ainda carece de produção e divulgação de investigações específicas. A partir de tal premissa, este número reuniu reflexões e discussões que consideram aspectos referentes ao campo dos Estudos Surdos, em torno da pesquisa em Letras - tanto nos estudos linguísticos como nos literários -, e que contemplam aspectos linguísticos da Libras e da Língua Portuguesa como L2; questões sobre as literaturas surdas; e reflexões sobre os letramentos de surdos, em suas práticas e eventos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).