PARA ALÉM DO CAMPO DA VISÃO: MATERIAIS COMPLEMENTARES PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS CEGAS E DE BAIXA VISÃO / Beyond the vision: complementary educative materials for blind and low vision children
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2017.33431Palavras-chave:
educação inclusiva, design, material grafo-tátil.Resumo
Este artigo apresenta o trabalho que vem sendo realizado por professores e alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o apoio do Instituto Benjamin Constant no sentido de produzir material grafo tátil, lúdico com fins a desenvolver sensorialmente o aprendizado de crianças cegas e de baixa visão. Entendemos que as crianças cegas e de baixa visão têm plena capacidade de aprendizagem podendo se tornar cidadãos plenos. Para tanto é necessário que sua educação seja inclusiva e permita o aprimoramento de suas habilidades. Reconhecendo as características cognitivas do cego e da baixa visão, as apresentamos brevemente aqui. No sentido de também fundamentar o nosso trabalho a partir das alternativas ora em circulação, analisamos os tipos de publicação hoje existentes para este público e identificamos algumas carências. Numa sociedade em que a visão se tornou o sentido dominante, o material produzido para o público em questão priva-se muitas vezes de explorar outras dimensões estéticas evitando, com isso, a exploração criativa dos demais sentidos. Observando esta carência, nossa pesquisa volta-se para o desenvolvimento de livros, brinquedos e material de apoio didático com design voltado para este público. O material que estamos desenvolvendo tem como objetivo também ser utilizado como complementação pedagógica na educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental, trabalhando no sentido de desenvolver multi-sensorialmente a criança cega e de baixa visão.
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