SOBRE PEDRAS NO MEIO DO CAMINHO: TEORIAS DE ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES / On stones in the middle of the path: theories on beginning literacy and literacy practices in teachers education
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2017.33368Palavras-chave:
alfabetização, letramento. sistema alfabéticoResumo
Pensando as tensões entre teorias e práticas na formação de alfabetizadores no Brasil, o presente estudo articula-se em torno da hipótese de que para a superação dos problemas concernentes à alfabetização e ao letramento nas séries iniciais de muitas escolas públicas brasileiras é necessário construir modelos de formação de professores que configurem propostas contínuas, sistemáticas, situadas e fundamentadas de teoria-na-prática, de modo a favorecer a autonomia e a autoria dos docentes. Partimos do pressuposto de que a superficialidade teórica que tende a caracterizar os cursos de formação continuada de professores gerou a má compreensão de conceitos teóricos advindos dos campos da psicogênese e dos estudos do letramento e provocou o processo que Magda Soares nomeou como “desinvenção da alfabetização” (2003, p.1). Esse processo de perda de especificidade do ensino do sistema alfabético é um dos elementos contextuais que explicam a ênfase no trabalho com texto e o abandono da sistematização do ensino da escrita e da leitura. Para demonstrar como isso ocorreu, a proposta deste texto é percorrer análises de diferentes estudiosos, como Soares, Colello, Morais, Botero, Ferreiro, Freire, Mortatti e Kleiman, entre outros, tecendo um panorama das teorias sobre letramento e alfabetização em circulação a partir dos anos 80 e tentando entender como as frequentes discussões sobre a necessidade de letrar levaram ao apagamento da alfabetização, entendida como processo de ensino/aprendizagem do sistema alfabético. Ao final, apresentamos uma proposta de formação de professores fundada na perspectiva da teoria-na-prática.
INDEXAÇÃODownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).