FORMAÇÃO ESCRITORA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM A ESCREVER: ENTRAVES, MOTIVAÇÕES E CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL / Writing education for teachers of writing: obstacles, motivation and construction of writing practices
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2017.33363Palabras clave:
Formação de professores escritores, Motivação para a produção textual, Práticas de escrita.Resumen
Este trabalho pretende apresentar algumas discussões a respeito da formação escritora de professores que ensinam a escrever, considerando aqui os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental como primeiros responsáveis pelo processo de ensino da escrita. Para isso, foi realizado um diálogo com colegas professores e escritores sobre as motivações pessoais para a produção de textos. A partir disso, nasce uma discussão sobre o que pode inibir o exercício da escrita e também são elencados alguns pontos que podem motivar o professor a escrever. Decorrente dos diálogos e leituras realizados, percebeu-se que a consulta a dicionários, a revisão dos textos produzidos, a reescrita, a publicação das produções são práticas que precisam perpassar cada vez mais a formação de professores como escritores e mediadores do exercício de produção textual. O texto traz ainda algumas reflexões sobre a importância de o professor desenvolver em seu cotidiano práticas de escrita. Dessa forma, ressalta-se a relevância desse educador trabalhar cotidianamente com diversas situações que podem motivar a produção textual para que a escrita se torne atividade intrínseca ao cotidiano docente; não simplesmente a escrita burocrática e, por vezes, desprovida de sentidos, mas que se teçam produções que ressignifiquem constantemente a profissão docente, num exercício de desafios e também de encantos. Por fim, são apresentadas considerações gerais sobre a realização deste trabalho, bem como suas possíveis contribuições para a formação escritora de professores.
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