A INTERFERÊNCIA DE IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS NA LEITURA DE CONTOS ILUSTRADOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2016.30995Palavras-chave:
Inferência, Imaginário sociodiscursivo, Livro ilustrado.Resumo
Neste trabalho pretende-se investigar como o processo de inferências de imaginários sociodiscursivos auxilia a construção de sentidos na leitura de contos ilustrados, destinados ao público infantil. Essas narrativas constituem-se de textos verbovisuais, cujos sentidos emergem das relações que se estabelecem entre a linguagem verbal e a visual. Esses sentidos revelam-se através de um processo de interpretação, que se realiza pela percepção e pela contextualização dos seres do mundo, manifestados não só de modo icônico nas ilustrações, mas também pelo reconhecimento do universo construído pelo homem, concebido e categorizado de maneira simbólica pelas palavras. O texto verbo-visual requer do leitor uma competência semântica, que lhe permita identificar os discursos que circulam na sociedade, formulados a partir de saberes de conhecimento e de crença sobre o mundo. O leitor precisa inferir informações ao texto para calcular o sentido da obra, a partir do acionamento de saberes compartilhados, que se materializam no texto verbo-visual através de elementos linguísticos e imagéticos. O aporte teórico para analisar como as inferências de imaginários sociodiscursivos constroem o sentido do texto se concentra na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, postulada por Patrick Charaudeau (2008, 2006) e o corpus investigado se constitui de obra de Souza Júnior (2014).
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