PIERRE-JULES HETZEL E A LITERATURA ILUSTRADA PARA CRIANÇAS E JOVENS
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2016.30915Palavras-chave:
História da edição francesa, impresso ilustrado, campo literárioResumo
Na história da edição francesa, o desenvolvimento de uma nova economia do livro ao longo do século XIX está atrelado ao surgimento de um “tempo dos editores”, tornado possível graças a conjunturas que tiveram papel catalisador em um meio profissional ainda em definição. Ao mesmo tempo, assiste-se ao desenvolvimento do ensino primário, marcado, sobretudo, por leis que asseguravam a expansão do número de escolas, a qualificação de professores e, ainda, a gratuidade, a obrigatoriedade e a laicidade do ensino. O resultado desses empreendimentos é o advento de um novo público leitor. Com essa transformação, surgem novos engajamentos e lutas nos campos literário e editorial. Atento às potencialidades do mercado, Pierre-Jules Hetzel se lança na via da edição ilustrada para crianças e jovens, publicando livros e magazines e respondendo, igualmente, às preocupações pedagógicas das famílias e a seus anseios ideológicos: uma literatura para crianças e jovens baseada na utilidade e no divertimento, em harmonia com a escola leiga e republicana. De Le livre des enfants (1837) às Viagens extraordinárias de Jules Verne, passando pelas Fables de Florian (1842) e pelo Magasin d’Éducation et de Récréation (1864), Hetzel se posicionará nos campos literário e editorial contra uma concepção de livros insípidos. Neste artigo, ao analisar prefácios e editoriais de lançamentos de Hetzel, discutiremos os projetos estético e ideológico deste editor, vinculados à sua concepção de literatura ilustrada para crianças e jovens, mapeando sua trajetória nos campos editorial e literário.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).