FACES E INTERFACES DO VERBAL E DA IMAGEM NO LIVRO PARA CRIANÇA E JOVENS

Autores/as

  • Maria Zilda da Cunha Universidade do Estado de São Paulo
  • Maria Auxiliadora Fontana Baseio Universidade Santo Amaro - SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2016.30908

Palabras clave:

Imagem, Palavra, Livro Ilustrado para Crianças e Jovens.

Resumen

Este artigo pretende abordar as relações entre palavra e imagem na Literatura de recepção infantil e juvenil, considerando alguns dos desafios impostos pela contemporaneidade. Sabe-se que essa literatura, em sua gênese, apresenta-se reconhecida por sua oralidade e escritura, entretanto, no decurso da história, se entretece com as artes visuais, tornando-se um sistema complexo em que se hibridizam códigos e linguagens. A perspectiva metodológica que assumimos está fundamentada nos princípios semióticos e nos princípios de literatura comparada. Tal perspectiva reconhece os diálogos que a literatura estabelece com outras artes, outros saberes e com as demais formas de representação.

Biografía del autor/a

Maria Zilda da Cunha, Universidade do Estado de São Paulo

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Professora de Literatura Infantil e Juvenil nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras na Universidade de São Paulo, SP, Brasil. Coordenadora do grupo de pesquisa Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens.

Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Universidade Santo Amaro - SP

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade de Santo Amaro - SP, Brasil. Coordenadora do grupo de pesquisa Arte, Cultura e Imaginário.

Cómo citar

da Cunha, M. Z., & Baseio, M. A. F. (2017). FACES E INTERFACES DO VERBAL E DA IMAGEM NO LIVRO PARA CRIANÇA E JOVENS. Pensares Em Revista, (9). https://doi.org/10.12957/pr.2016.30908