Uma narrativa de esquina: "Os sonhos não envelhecem", de Márcio Borges

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81455

Palabras clave:

Autobiografia, canção popular, tropicalismo, clube da esquina.

Resumen

Em 1996, Márcio Borges publicou Os sonhos não envelhecem: Histórias do Clube da Esquina, que conta a história do movimento musical surgido em Minas Gerais nos anos 1960 e desenvolvido ao longo da década seguinte. O livro pertence a um gênero textual híbrido, no limite entre a autobiografia, as memórias, o romance de formação e o romance geracional. O prefácio, de Caetano Veloso, reflete sobre a inserção do Clube da Esquina na história da canção popular do Brasil. O objetivo deste artigo é, analisar o livro de Borges, em suas dimensões formais e contextuais, a narrativa que propõe sobre a cultura brasileira do período, a relação que se estabelece entre obra memorialística e obra cancional e, por fim, a relação entre seu relato e o prefácio do artista-pensador do tropicalismo musical.

Biografía del autor/a

Rafael Barbosa Julião, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Literatura Brasileira pelo programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio pós-doutoral em curso no programa Pós-Crítica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente professor substituto de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Citas

BORGES, Márcio. Os sonhos não envelhecem: Histórias do Clube da Esquina. São Paulo: Geração Editorial, 2019.

CALADO, Carlos. Tropicália: a história de uma revolução musical. São Paulo: Ed. 34, 1997.

CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1993.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem. São Paulo: Brasiliense, 1980.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico – De Rosseau à Internet. B.H.: Editora UFMG, 2008.

MELLO, Paulo Thiago de. Milton Nascimento e Lô Borges - Clube da Esquina (O livro do disco) (Edição do Kindle). Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2020.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: espírito do tempo 1: neurose. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2011.

SHAKESPEARE, William. The Tempest. New York: Simon & Schuster, 2015.

SILVA, C. L., & RESENDE, M. Ângela A. “Os sonhos não envelhecem: uma (auto) biografia do Clube da Esquina”. Revista Do Sell, Uberaba, volume 4, número 2, 2014.

VELOSO, Caetano. O mundo não é chato. [organização e apresentação Eucanaã Ferraz]. São Paulo, Companhia das Letras, 2005.

VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Publicado

2024-05-14

Cómo citar

Julião, R. B. (2024). Uma narrativa de esquina: "Os sonhos não envelhecem", de Márcio Borges. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(45), 200–222. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81455

Número

Sección

Dossiê (Estudos de Literatura)