POESIA, HUMANIZAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62044

Palabras clave:

Poesia, Humanização, Ensino da Língua Inglesa.

Resumen

Este trabalho trata-se de um artigo ensaístico e tem como objetivo apresentar uma discussão em torno do trabalho com a poesia nas aulas de língua adicional, especificamente, a língua inglesa, enfatizando, pois, o caráter humanizador enraizado nesse gênero literário. Experiências que enfocam a poesia nos contextos atuais de ensino mostram como ela carece de estar presente em atividades que proporcionem seus reais benefícios; benefícios esses que não podem estar unicamente em prol de questões gramaticais ou estruturais da língua-alvo. Assim, este artigo incita, a priori, argumentos que definem a poesia e explicitam seu papel na sociedade onde ela circula. Após, parte-se para reflexões sobre característica humanizadora atribuída a esse gênero literário, baseando-se, precipuamente, nas considerações de Candido (2011). Por fim, considera-se defender a relevância da poesia e seu papel humanizador dentro de sala de aula de língua inglesa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Jovelino Almeida de Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará (2018) e Especialização em Literatura Inglesa pela Faculdade São Luis (2019). Mestrando do programa de Letras - Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi responsável pelo projeto de extensão universitária 'Playful: Proyecto Trilingue', que atuou no ensino da língua inglesa e espanhola para crianças e adolescentes residentes na comunidade do Fama, Outeiro, Pará. Atualmente é professor de língua inglesa do fundamental I.

Publicado

2022-01-26

Cómo citar

LIMA, Leonardo Jovelino Almeida de. POESIA, HUMANIZAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 37, p. 271–290, 2022. DOI: 10.12957/palimpsesto.2021.62044. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/62044. Acesso em: 1 jun. 2025.

Número

Sección

Estudos de Língua (Tema livre)

Artículos más leídos del mismo autor/a