ANÁLISE DOS USOS DE ORAÇÕES INICIADAS POR [SÓ QUE] NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60980Palabras clave:
Funcionalismo, usos de orações, conectivos.Resumen
Este artigo tem como objetivo geral discutir os usos de orações com [só que] a partir dos pressupostos teóricos da Linguística (Funcional) Centrada no Uso, abordagem que considera aspectos sociais, pragmáticos, cognitivos e estruturais em suas análises. Os dados da pesquisa foram coletados a partir do Corpus Discurso & Gramática e foram analisados a partir de três fatores: modalidades (fala ou escrita), graus de escolaridade e papéis discursivos. Os resultados demonstram que o uso mais frequente ocorre na modalidade oral de falantes do (antigo) 1º. Grau e que a construção é multifuncional, contribuindo para expressar quebra de expectativas, ênfase, progressão textual, dentre outras funções.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.