Variação linguística nas provas do Enem: análise qualitativa ao longo do tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.78861

Palavras-chave:

Variação, Ensino, Sociolinguística.

Resumo

Neste artigo temos como foco discutir qualitativamente a abordagem acerca da variação linguística nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio ao longo dos anos. Para isso, seguimos o embasamento teórico da Sociolinguística Variacionista (Coulmas, 2001; Eckert, 2012; Drager, 2015), que defende a língua viva, variável, mutável e socialmente motivada por fatores de diferentes ordens. Nossos resultados indicam que as questões são pertinentes em relação às discussões sociolinguísticas e à Matriz de Referência do exame.

Biografia do Autor

Thais Estolano, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada e licenciada nos cursos de Letras - Latim pela Universidade Federal Fluminense (2019) e Letras - Literaturas pela Universidade Veiga de Almeida (2022). Especialista em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal Fluminense (2023). Tem experiência com Ensino Fundamental e Pré-vestibular.

Dennis Castanheira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduado em Licenciatura em Letras (Português e Literaturas), com dignidade acadêmica "Magna cum laude", Mestre em Linguística e Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é Professor Adjunto de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, onde lidera projetos de pesquisa e extensão e atua na Graduação e na Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

Estolano, T., & Castanheira, D. (2024). Variação linguística nas provas do Enem: análise qualitativa ao longo do tempo. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(44), 242–265. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.78861

Edição

Seção

Estudos de Língua