Da poesia de Drummond ao Cinema Novo brasileiro: uma leitura de O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.57071

Palabras clave:

Cinema Novo Brasileiro, Literatura Brasileira

Resumen

Partindo da discussão acerca das tensões entre objetividade e subjetividade no cinema, este trabalho apresenta como tais tensões transparecem no filme O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade. Sendo o filme a adaptação de um poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade, é apontado como essa mesma discussão estava presente na Literatura Brasileira. A conclusão é que a busca de Drummond pelo equilíbrio em meio a essas tensões é bem semelhante à do cineasta, visto que, em ambos, esse desejo por equilíbrio conduz a uma aporia, que é representada pelo padre que protagoniza o filme O Padre e a Moça.

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Biografía del autor/a

Hêmille Raquel Santos Perdigão, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharela em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto. 

Mestranda em Letras: Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto, com apoio e financiamento da CAPES.

Publicado

2022-05-04

Cómo citar

PERDIGÃO, Hêmille Raquel Santos. Da poesia de Drummond ao Cinema Novo brasileiro: uma leitura de O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 21, n. 38, p. 214–242, 2022. DOI: 10.12957/palimpsesto.2022.57071. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/57071. Acesso em: 3 jun. 2025.

Número

Sección

Estudos de Literatura (Tema livre)