Linguística de corpus na música: análise de textos sobre improvisação musical em português e italiano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.36920

Palabras clave:

Linguística de Corpus, Léxico, Música.

Resumen

Este trabalho pretende demonstrar como o campo musical pode representar uma rica fonte de pesquisas linguísticas e culturais. Também é nosso objetivo incentivar a tradução de material dedicado ao ensino e à teoria da música, visando expandir a quantidade de material especializado na área. Para tanto, realizamos uma pesquisa introdutória guiada pelo corpus, por meio da construção de dois corpora de especialidade em português e italiano sobre improvisação musical e analisamos os resultados com o auxílio do conjunto de programas WordSmith Tools. Obtivemos três resultados relevantes: 1) pouco material de fácil acesso, em português, na área de música; 2) relevante influência cultural de cada país na abordagem do tema; 3) interferência do inglês na língua italiana em áreas de conhecimento técnico. Esperamos que esses resultados preliminares possam incentivar futuras pesquisas linguísticas na área da música.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatiane Marques Calloni, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Letras com habilitação em Português e Italiano pela Universidade de São Paulo (2015) e graduação em Produção Fonográfica pela Universidade Anhembi Morumbi (2011). Foi monitora bolsista da Área de Italiano da Universidade de São Paulo.

Publicado

2019-04-28

Cómo citar

CALLONI, Tatiane Marques. Linguística de corpus na música: análise de textos sobre improvisação musical em português e italiano. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 28, p. 440–459, 2019. DOI: 10.12957/palimpsesto.2018.36920. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/36920. Acesso em: 7 jul. 2025.

Número

Sección

Estudos de Língua (Tema livre)