Práxis e canções-rap: um diálogo responsivo
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2010.35814Palabras clave:
Palavras-chave, Ensino, rap, diversidade, produção textual.Resumen
Neste artigo, mostraremos algumas atividades desenvolvidas em escola municipal de ensino localizada em periferia, em Vila Velha (ES), nas quais foram utilizadas as canções-rap e o universo do movimento Hip Hop na produção textual, na disciplina de Língua Portuguesa. Desse modo, as ações desenvolvidas, no que tange à utilização da Lei 10.639/2003 que versa sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e o que mencionam os PCNs sobre a Pluralidade Cultural no ensino, estavam inseridas no Projeto Diversidade e Consciência Negra, no qual buscou-se, por meio de práticas interdisciplinares, ampliar o conhecimento dos alunos sobre a referida lei e sua aplicabilidade, em diferentes disciplinas, como História, Artes, Matemática e outras. E a fim de observar como a relação dialógica e responsiva acontece na produção textual dos alunos, usaremos os estudos de Bakhtin (1995, 2003) sobre dialogismo, atitude responsivo-ativa, excedente de visão e exotopia.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.