Práxis e canções-rap: um diálogo responsivo
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2010.35814Keywords:
Palavras-chave, Ensino, rap, diversidade, produção textual.Abstract
Neste artigo, mostraremos algumas atividades desenvolvidas em escola municipal de ensino localizada em periferia, em Vila Velha (ES), nas quais foram utilizadas as canções-rap e o universo do movimento Hip Hop na produção textual, na disciplina de Língua Portuguesa. Desse modo, as ações desenvolvidas, no que tange à utilização da Lei 10.639/2003 que versa sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e o que mencionam os PCNs sobre a Pluralidade Cultural no ensino, estavam inseridas no Projeto Diversidade e Consciência Negra, no qual buscou-se, por meio de práticas interdisciplinares, ampliar o conhecimento dos alunos sobre a referida lei e sua aplicabilidade, em diferentes disciplinas, como História, Artes, Matemática e outras. E a fim de observar como a relação dialógica e responsiva acontece na produção textual dos alunos, usaremos os estudos de Bakhtin (1995, 2003) sobre dialogismo, atitude responsivo-ativa, excedente de visão e exotopia.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.