Os Pastores da Noite – análise do diálogo entre a literatura e o cinema na obra de Jorge Amado
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.61217Abstract
A proposta do artigo é construir análise acerca do diálogo entre a literatura e o cinema a partir do romance de Jorge Amado, Os Pastores da Noite (1964). Escritor de vasta obra, o autor baiano sempre teve acolhimento do público. Inúmeras de suas narrativas tornaram-se adaptações em novelas, séries e filmes, também com boa aceitação dos telespectadores. A despeito disso, a crítica à narrativa amadiana sempre foi dura. Tal contradição decorre sobretudo do ponto de partida da análise, uma vez que boa parte dos que se debruçaram sobre os escritos de Amado buscaram compreendê-los a partir de fundamentos eurocêntricos. Nesta análise, a partir do diálogo entre Pastores da Noite (1964) e sua adaptação cinematográfica Otália da Bahia (1979), dirigido pelo francês Marcel Camus, percebeu-se que a representação das personagens alcançou em partes as perspectivas temáticas da obra literária em face de sua influência aos simbolismos africanos, apesar disso, situações estereotipadas acerca da cultura do povo baiano também são perceptíveis no filme.
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