O uso da oralidade, como identidade e memória, na poesia popular de Patativa do Assaré
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44074Resumo
A poesia popular nordestina distingue-se por expressar uma situação particular na literatura brasileira: apropriar-se de uma memória coletiva e construir uma identidade sertaneja valendo-se dos aspectos regionais da linguagem. Partindo de tal matéria, os poetas populares geram pela palavra os elementos de uma cultura nordestina vivida por dentro, impedindo seu esquecimento. Partindo dessa perspectiva, far-se-á, no artigo, a análise do uso da oralidade na produção literária do poeta Patativa do Assaré, a fim de comprovar que o uso dessa variante é essencial como forma de garantir que se preservem a identidade e a memória coletiva sertanejas na produção poética do cancioneiro popular. A pesquisa será de caráter bibliográfico.
Palavras-chave: oralidade, memória, identidade, cultura popular
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.