O ensino de literatura para além da velha roupagem: entrevista com o professor Nabil Araújo
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.52647Keywords:
Ensino de literatura, competência críticaAbstract
Nabil Araújo de Souza é graduado em Letras, mestre e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua tese de doutorado, intitulada “O evento comparatista: na história da crítica/no ensino de literatura”, recebeu o Prêmio UFMG de Teses, em 2014, e o Prêmio ANPOLL de Teses, em 2016. Desde 2013, atua como professor de Teoria da Literatura na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Já em seu primeiro ano como professor no Instituto de Letras da UERJ, desenvolveu, junto aos seus alunos, o projeto "Ensino de literatura e desenvolvimento da competência crítica: uma 'terceira via' didático-pedagógica", que foi premiado pela Fundação Carlos Chagas como a melhor experiência educativa inovadora realizada por docente de Licenciatura em 2014. Por duas vezes, em 2015 e em 2019, foi contemplado com o Prêmio Docência Dedicada ao Ensino Anísio Teixeira, conferido pela Sub-Reitoria de Graduação da UERJ. Além disso, foi Vice-Diretor, Coordenador de Graduação e Coordenador de Licenciaturas do Instituto de Letras da UERJ.
Nabil Araújo, em entrevista concedida via e-mail, discute o ensino de literatura no Brasil, abordando questões fundamentais sobre a disciplina.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.