O contexto como agente contribuidor para a significação
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44706Keywords:
componente contextual, verbos, polissemia, ensino e aprendizagemAbstract
Este artigo está âmbito da Lexicologia e da Semântica, tendo como objeto de estudo a categoria verbo da língua portuguesa. A finalidade deste trabalho é demonstrar o papel do contexto como agente contribuidor para a significação dos verbos que apresentam mais de um significado. Conceitos da Gramática Discursivo Funcional (GDF) e dados coletados de jornais revistas auxiliaram na confirmação da atuação do contexto para se depreender os significados. Os conceitos de componente conceitual e de componente contextual são destacados por sua inter-relação com o componente gramatical, no âmbito da GDF, seguindo uma organização hierárquica, a top down. O estudo é de natureza qualitativa e o método descritivo foi adotado para que os fatos de língua fossem coletados, analisados e registrados. Considerou-se também os atributos do verbo, com ênfase em sua tipologia semântica e sintática. Assim, apresenta-se uma colaboração para o ensino e a aprendizagem dos verbos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.