POESIA, HUMANIZAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62044

Palavras-chave:

Poesia, Humanização, Ensino da Língua Inglesa.

Resumo

Este trabalho trata-se de um artigo ensaístico e tem como objetivo apresentar uma discussão em torno do trabalho com a poesia nas aulas de língua adicional, especificamente, a língua inglesa, enfatizando, pois, o caráter humanizador enraizado nesse gênero literário. Experiências que enfocam a poesia nos contextos atuais de ensino mostram como ela carece de estar presente em atividades que proporcionem seus reais benefícios; benefícios esses que não podem estar unicamente em prol de questões gramaticais ou estruturais da língua-alvo. Assim, este artigo incita, a priori, argumentos que definem a poesia e explicitam seu papel na sociedade onde ela circula. Após, parte-se para reflexões sobre característica humanizadora atribuída a esse gênero literário, baseando-se, precipuamente, nas considerações de Candido (2011). Por fim, considera-se defender a relevância da poesia e seu papel humanizador dentro de sala de aula de língua inglesa.

Biografia do Autor

Leonardo Jovelino Almeida de Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará (2018) e Especialização em Literatura Inglesa pela Faculdade São Luis (2019). Mestrando do programa de Letras - Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi responsável pelo projeto de extensão universitária 'Playful: Proyecto Trilingue', que atuou no ensino da língua inglesa e espanhola para crianças e adolescentes residentes na comunidade do Fama, Outeiro, Pará. Atualmente é professor de língua inglesa do fundamental I.

Downloads

Publicado

2022-01-26

Como Citar

Lima, L. J. A. de. (2022). POESIA, HUMANIZAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(37), 271–290. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62044