Da poesia de Drummond ao Cinema Novo brasileiro: uma leitura de O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.57071

Palavras-chave:

Cinema Novo Brasileiro, Literatura Brasileira

Resumo

Partindo da discussão acerca das tensões entre objetividade e subjetividade no cinema, este trabalho apresenta como tais tensões transparecem no filme O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade. Sendo o filme a adaptação de um poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade, é apontado como essa mesma discussão estava presente na Literatura Brasileira. A conclusão é que a busca de Drummond pelo equilíbrio em meio a essas tensões é bem semelhante à do cineasta, visto que, em ambos, esse desejo por equilíbrio conduz a uma aporia, que é representada pelo padre que protagoniza o filme O Padre e a Moça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hêmille Raquel Santos Perdigão, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharela em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto. 

Mestranda em Letras: Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto, com apoio e financiamento da CAPES.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

PERDIGÃO, Hêmille Raquel Santos. Da poesia de Drummond ao Cinema Novo brasileiro: uma leitura de O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 21, n. 38, p. 214–242, 2022. DOI: 10.12957/palimpsesto.2022.57071. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/57071. Acesso em: 1 jun. 2025.

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)