O ensino de literatura para além da velha roupagem: entrevista com o professor Nabil Araújo
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.52647Palavras-chave:
Ensino de literatura, competência críticaResumo
Nabil Araújo de Souza é graduado em Letras, mestre e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua tese de doutorado, intitulada “O evento comparatista: na história da crítica/no ensino de literatura”, recebeu o Prêmio UFMG de Teses, em 2014, e o Prêmio ANPOLL de Teses, em 2016. Desde 2013, atua como professor de Teoria da Literatura na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Já em seu primeiro ano como professor no Instituto de Letras da UERJ, desenvolveu, junto aos seus alunos, o projeto "Ensino de literatura e desenvolvimento da competência crítica: uma 'terceira via' didático-pedagógica", que foi premiado pela Fundação Carlos Chagas como a melhor experiência educativa inovadora realizada por docente de Licenciatura em 2014. Por duas vezes, em 2015 e em 2019, foi contemplado com o Prêmio Docência Dedicada ao Ensino Anísio Teixeira, conferido pela Sub-Reitoria de Graduação da UERJ. Além disso, foi Vice-Diretor, Coordenador de Graduação e Coordenador de Licenciaturas do Instituto de Letras da UERJ.
Nabil Araújo, em entrevista concedida via e-mail, discute o ensino de literatura no Brasil, abordando questões fundamentais sobre a disciplina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.