O contexto como agente contribuidor para a significação
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44706Palavras-chave:
componente contextual, verbos, polissemia, ensino e aprendizagemResumo
Este artigo está âmbito da Lexicologia e da Semântica, tendo como objeto de estudo a categoria verbo da língua portuguesa. A finalidade deste trabalho é demonstrar o papel do contexto como agente contribuidor para a significação dos verbos que apresentam mais de um significado. Conceitos da Gramática Discursivo Funcional (GDF) e dados coletados de jornais revistas auxiliaram na confirmação da atuação do contexto para se depreender os significados. Os conceitos de componente conceitual e de componente contextual são destacados por sua inter-relação com o componente gramatical, no âmbito da GDF, seguindo uma organização hierárquica, a top down. O estudo é de natureza qualitativa e o método descritivo foi adotado para que os fatos de língua fossem coletados, analisados e registrados. Considerou-se também os atributos do verbo, com ênfase em sua tipologia semântica e sintática. Assim, apresenta-se uma colaboração para o ensino e a aprendizagem dos verbos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.