Práxis e canções-rap: um diálogo responsivo

Autores

  • Tatiana Aparecida Moreira UFES

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2010.35814

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ensino, rap, diversidade, produção textual.

Resumo

Neste artigo, mostraremos algumas atividades desenvolvidas em escola municipal de ensino localizada em periferia, em Vila Velha (ES), nas quais foram utilizadas as canções-rap e o universo do movimento Hip Hop na produção textual, na disciplina de Língua Portuguesa. Desse modo, as ações desenvolvidas, no que tange à utilização da Lei 10.639/2003 que versa sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e o que mencionam os PCNs sobre a Pluralidade Cultural no ensino, estavam inseridas no Projeto Diversidade e Consciência Negra, no qual buscou-se, por meio de práticas interdisciplinares, ampliar o conhecimento dos alunos sobre a referida lei e sua aplicabilidade, em diferentes disciplinas, como História, Artes, Matemática e outras. E a fim de observar como a relação dialógica e responsiva acontece na produção textual dos alunos, usaremos os estudos de Bakhtin (1995, 2003) sobre dialogismo, atitude responsivo-ativa, excedente de visão e exotopia.

Biografia do Autor

Tatiana Aparecida Moreira, UFES

Mestre em Estudos Lingüísticos, UFES

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Publicado

2018-07-09

Como Citar

Moreira, T. A. (2018). Práxis e canções-rap: um diálogo responsivo. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 9(11), 1–12. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2010.35814