O O Progresso Técnico sob o olhar da Geografia:
reflexões teórico-metodológicas para o estudo da modernização das regiões agrícolas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2024.88455Parole chiave:
mudança técnica, regiões agrícolas, BrasilAbstract
O pensamento geográfico moderno se dedicou, ao longo do século XX, à reflexão sobre o papel da técnica como elemento mediador da relação do homem com o “meio”, isto é, com o espaço geográfico. Entretanto, o interesse sobre como o espaço atua como condicionante do progresso técnico é algo relativamente recente na história da disciplina. O presente artigo propõe uma reflexão de cunho teórico-metodológico com o intuito de expandir esse debate, tendo como foco a modernização das regiões agrícolas brasileiras. Desse modo, pretende-se contribuir com a formulação de um modelo de análise que contemple a espacialidade diferencial em seu papel como um dado explicativo e não como mero “palco” onde o progresso técnico no setor agrícola ocorre.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Luis Angelo dos Santos Aracri

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.