Notas sobre o curso de metodologia da pesquisa em Geografia na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) no semestre letivo de 2022.1

Autori

  • Alexandro Souza de Amico Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2023.80874

Parole chiave:

anteprojeto, Ensino de Geografia, relato de experiência

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a experiência docente durante a construção e execução do curso de Metodologia da Pesquisa em Geografia, no Departamento de Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), localizada no município de Duque de Caxias, RJ. Assim, abordamos as questões que envolvem todas as etapas de uma disciplina de nível superior, tais como: a construção dos objetivos do curso, a escolha da bibliografia, as formas de avaliação adotadas, as dinâmicas das aulas, etc. Metodologicamente, optamos por estruturar um passo a passo daquilo que envolveu o curso, além de entrevistas com estudantes e com o professor que fora convidado para ministrar uma aula. Isto posto, pudemos concluir que os objetivos traçados para o curso foram cumpridos, tendo em vista a compreensão por parte dos(as) estudantes acerca dos conteúdos por nós propostos e também considerando o nosso aprendizado adquirido ao longo do semestre.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Alexandro Souza de Amico, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ).

Professor Contratado do Departamento de Geografia da FEBF-UERJ.

Pubblicato

2023-12-19

Come citare

SOUZA DE AMICO, Alexandro. Notas sobre o curso de metodologia da pesquisa em Geografia na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) no semestre letivo de 2022.1. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 12, n. 03, p. 01–17, 2023. DOI: 10.12957/hne.2023.80874. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/80874. Acesso em: 5 lug. 2025.