PROCESSO HISTÓRICO DE ELABORAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS: CRISE URBANA BRASILEIRA, A EMERGÊNCIA DE MOVIMENTOS SOCIAIS E A BUSCA POR UMA REFORMA URBANA BRASILEIRA

Autores/as

  • Gilliard Damasio Soares PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2015.25710

Palabras clave:

crise, movimentos sociais e Plano Diretor.

Resumen

Esse artigo tem como objetivo analisar e discutir a questão urbana brasileira apartir da segunda metade do século XX, suas causas, consequências edesdobramentos. Ele está divido em três momentos: no primeiro buscamosmostrar como a crise econômica vivida pela sociedade brasileira em geralpossibilitou a mudança de rumos nas discussões sobre a política urbana quevinha sendo adotada até então. Já no segundo momento, mostramos aemergência e importância dos movimentos sociais ligados a essa questão. Porfim no terceiro nós mostramos a atuação desses movimentos sociais pósregulamentaçãodos Planos Diretores Municipais na Constituinte de 1988.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

SOARES, Gilliard Damasio. PROCESSO HISTÓRICO DE ELABORAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS: CRISE URBANA BRASILEIRA, A EMERGÊNCIA DE MOVIMENTOS SOCIAIS E A BUSCA POR UMA REFORMA URBANA BRASILEIRA. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 2016. DOI: 10.12957/hne.2015.25710. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/25710. Acesso em: 9 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Científicos