PROCESSO HISTÓRICO DE ELABORAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS: CRISE URBANA BRASILEIRA, A EMERGÊNCIA DE MOVIMENTOS SOCIAIS E A BUSCA POR UMA REFORMA URBANA BRASILEIRA

Συγγραφείς

  • Gilliard Damasio Soares PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2015.25710

Λέξεις-κλειδιά:

crise, movimentos sociais e Plano Diretor.

Περίληψη

Esse artigo tem como objetivo analisar e discutir a questão urbana brasileira apartir da segunda metade do século XX, suas causas, consequências edesdobramentos. Ele está divido em três momentos: no primeiro buscamosmostrar como a crise econômica vivida pela sociedade brasileira em geralpossibilitou a mudança de rumos nas discussões sobre a política urbana quevinha sendo adotada até então. Já no segundo momento, mostramos aemergência e importância dos movimentos sociais ligados a essa questão. Porfim no terceiro nós mostramos a atuação desses movimentos sociais pósregulamentaçãodos Planos Diretores Municipais na Constituinte de 1988.

Λήψεις

Τα δεδομένα λήψης δεν είναι ακόμη διαθέσιμα.

Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές

SOARES, Gilliard Damasio. PROCESSO HISTÓRICO DE ELABORAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS: CRISE URBANA BRASILEIRA, A EMERGÊNCIA DE MOVIMENTOS SOCIAIS E A BUSCA POR UMA REFORMA URBANA BRASILEIRA. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 2016. DOI: 10.12957/hne.2015.25710. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/25710. Acesso em: 9 μαΐου. 2025.

Τεύχος

Ενότητα

Artigos Científicos