O O Progresso Técnico sob o olhar da Geografia:

reflexões teórico-metodológicas para o estudo da modernização das regiões agrícolas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2024.88455

Palavras-chave:

mudança técnica, regiões agrícolas, Brasil

Resumo

O pensamento geográfico moderno se dedicou, ao longo do século XX, à reflexão sobre o papel da técnica como elemento mediador da relação do homem com o “meio”, isto é, com o espaço geográfico. Entretanto, o interesse sobre como o espaço atua como condicionante do progresso técnico é algo relativamente recente na história da disciplina. O presente artigo propõe uma reflexão de cunho teórico-metodológico com o intuito de expandir esse debate, tendo como foco a modernização das regiões agrícolas brasileiras. Desse modo, pretende-se contribuir com a formulação de um modelo de análise que contemple a espacialidade diferencial em seu papel como um dado explicativo e não como mero “palco” onde o progresso técnico no setor agrícola ocorre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Angelo dos Santos Aracri, Universidade Federal Juiz de Fora

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio sandwich pela Universitat de Barcelona. Professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

DOS SANTOS ARACRI, Luis Angelo. O O Progresso Técnico sob o olhar da Geografia:: reflexões teórico-metodológicas para o estudo da modernização das regiões agrícolas brasileiras. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 13, n. 02, p. 206–230, 2024. DOI: 10.12957/hne.2024.88455. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/88455. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos