Considerações sobre precarização do trabalho docente (em geografia)
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2024.85507Resumo
O objetivo do artigo é tecer considerações quanto a precariedade e precarização do trabalho docente (em geografia), permeadas pelas transformações experimentadas por esta categoria profissional nesse país, no contexto do predomínio e desenvolvimento das relações capitalistas de produção e organização econômica da sociedade brasileira. Defende-se a importância da categoria trabalho – e das concepções de alienação, sistema de metabolismo social e sistema de mediações de segunda ordem – para orientar tal análise. A seguir, apresenta-se dimensões da precarização da docência, apreendendo, quando possível, a incidência específica para professores/as de geografia. Trata-se de uma análise a partir de revisão bibliográfica e as obras de Mészáros (2008, 2011, 2016), Santos (2011), Silva (2020), Nóvoa (1992), entre outros, constituem o referencial teórico. Os resultados apontam para a construção coletiva de estratégias de resistência desde a formação docente (inicial e continuada) sustentando o horizonte da transformação das condições laborais em sua dimensão ontológica.
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