Algumas notas sobre a história da geografia escolar brasileira

Autores

  • Plinio Matheus Paiva Beserra Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).
  • Everton Santos Lima Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2023.80881

Palavras-chave:

Educação Geográfica, História da Educação Geográfica, Ensino de Geografia, Geografia Brasileira

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar uma investigação acerca da trajetória do Ensino de Geografia na Educação Brasileira, em outras palavras, buscamos aqui, por meio de revisão bibliográfica de material concernente à temática, estudar o processo histórico de formação do Ensino de Geografia no Brasil. Por se tratar de um escopo histórico abrangente, visto que pretendemos trabalhar desde o período colonial até os dias de hoje, não poderemos nos aprofundar, nem oferecer interpretações originais ou complexas sobre o tema, contudo, pretendemos compilar os aspectos mais gerais que digam respeito a esta temática e construir uma síntese dos processos que conformaram a história do ensino da Geografia em nosso país. O texto, portanto, almeja sintetizar o processo histórico de formação do Ensino de Geografia no Brasil, destacando os agentes, as instituições e as principais noções pedagógicas contidas neste processo. Nossa metodologia é fundamentalmente a revisão bibliográfica de materiais de diversas naturezas (artigos, livros, documentos, livros didáticos e afins).

Biografia do Autor

Plinio Matheus Paiva Beserra, Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Everton Santos Lima, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando em Geografia Política, planejamento e recursos naturais – USP (FFLCH).

Downloads

Publicado

2023-12-19