Politizando o antropoceno
terminologia, limites planetários e o derretimento dos glaciares na Groenlândia
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2024.87782Palavras-chave:
Antropoceno; Mudanças climáticas; Geleiras; Groenlândia; Limites planetários.Resumo
O presente trabalho começa por identificar a possibilidade e veracidade de existência de um antropoceno e sua necessidade de politização terminológica. Através disso tracejamos uma leitura acerca dos limites planetários e uma de suas ocorrência em forma causal e de causalidade: o derretimento de geleiras na Groenlândia. A compreensão de uma potencial interrelação entre os fenômenos é basilar para enxergar um complexo e dinâmico mecanismo que, em um desbalance acelerado pela ação antrópica, pode trazer danosidades para o estilo de vida humana e para outras espécies do planeta. A necessidade de politização do termo através da amostragem de suas ocorrências é peça central do que aqui é proposto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Everton Santos Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.