Notas sobre o curso de metodologia da pesquisa em Geografia na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) no semestre letivo de 2022.1
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2023.80874Palavras-chave:
anteprojeto, Ensino de Geografia, relato de experiênciaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a experiência docente durante a construção e execução do curso de Metodologia da Pesquisa em Geografia, no Departamento de Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), localizada no município de Duque de Caxias, RJ. Assim, abordamos as questões que envolvem todas as etapas de uma disciplina de nível superior, tais como: a construção dos objetivos do curso, a escolha da bibliografia, as formas de avaliação adotadas, as dinâmicas das aulas, etc. Metodologicamente, optamos por estruturar um passo a passo daquilo que envolveu o curso, além de entrevistas com estudantes e com o professor que fora convidado para ministrar uma aula. Isto posto, pudemos concluir que os objetivos traçados para o curso foram cumpridos, tendo em vista a compreensão por parte dos(as) estudantes acerca dos conteúdos por nós propostos e também considerando o nosso aprendizado adquirido ao longo do semestre.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexandre Alexandre de Souza Amico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.