Notas sobre o curso de metodologia da pesquisa em Geografia na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) no semestre letivo de 2022.1

Autores

  • Alexandro Souza de Amico Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2023.80874

Palavras-chave:

anteprojeto, Ensino de Geografia, relato de experiência

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a experiência docente durante a construção e execução do curso de Metodologia da Pesquisa em Geografia, no Departamento de Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), localizada no município de Duque de Caxias, RJ. Assim, abordamos as questões que envolvem todas as etapas de uma disciplina de nível superior, tais como: a construção dos objetivos do curso, a escolha da bibliografia, as formas de avaliação adotadas, as dinâmicas das aulas, etc. Metodologicamente, optamos por estruturar um passo a passo daquilo que envolveu o curso, além de entrevistas com estudantes e com o professor que fora convidado para ministrar uma aula. Isto posto, pudemos concluir que os objetivos traçados para o curso foram cumpridos, tendo em vista a compreensão por parte dos(as) estudantes acerca dos conteúdos por nós propostos e também considerando o nosso aprendizado adquirido ao longo do semestre.

Biografia do Autor

Alexandro Souza de Amico, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ).

Professor Contratado do Departamento de Geografia da FEBF-UERJ.

Downloads

Publicado

2023-12-19